O branqueamento dentário é um tratamento estético, não invasivo, que torna os dentes mais brancos. Cada vez mais procurado pelos pacientes, seja por razões sociais ou profissionais, o principal objetivo deste tratamento é sempre melhorar a aparência do sorriso.
Há vários motivos — como o envelhecimento, o consumo de tabaco, café ou, até, alguns tratamentos dentários — que podem levar à despigmentação dos nossos dentes, tornando-os mais amarelados.
Felizmente, existem soluções que permitem devolver a cor desejada aos nossos dentes, como é o caso do branqueamento dentário.
Tipos de branqueamento dentário
O branqueamento dentário distingue-se em 2 tipos: branqueamento em consultório e branqueamento em ambulatório (feito pelo próprio paciente em casa).
Na clínica Claridente dispomos dos vários tipos de branqueamento dentário, sendo o paciente aconselhado durante a consulta de avaliação sobre a opção mais adequada ao seu caso.
Philips Zoom Office
Uma das opções que temos disponíveis na nossa clínica para o branqueamento dentário em consultório é o Sistema de Branqueamento Dentário por luz da Philips ZOOM, que permite branquear os dentes utilizando uma combinação entre o Gel de peróxido de hidrogénio e uma lâmpada de luz LED visível.
Este procedimento tem a duração de 1hora e é realizado da seguinte forma: é aplicado um gel branqueador nos dentes, os quais ficam expostos à luz LED da lâmpada Philips ZOOM durante 4 sessões de 15 minutos cada.
Esta luz, por sua vez, vai ativar o gel branqueador e acelerar a reação química, tornando o tratamento mais rápido e melhorando os resultados pretendidos.
Além disso, durante o tratamento é colocado um retrator de plástico, para garantir que os tecidos moles – lábios, gengivas, bochechas e língua — não são expostos ao gel e à luz.
Por fim, entregamos um kit de branqueamento para o paciente utilizar em casa, caso pretenda atingir um nível mais branco ou apenas para efetuar a manutenção.
O branqueamento dentário é seguro?
Desde que o branqueamento dentário seja realizado por um profissional de segurança, é um procedimento extremamente seguro e eficaz.
Contudo, e como já foi referido anteriormente, será sempre necessário realizar uma consulta de avaliação, para que o Médico Dentista determine a causa da descoloração e indique o tratamento mais adequado ao seu caso.
Além disso, existem alguns fatores – como a existência de cáries dentárias, dentes muito restaurados ou grande sensibilidade dentária – que devem ser observados e resolvidos antes de se avançar com o branqueamento dentário.
Se gostava de fazer um branqueamento dentário, aconselhe-se com o seu Médico Dentista.
Dr. José Azevedo Coutinho
Médico Dentista e Diretor Clínico da Claridente
Inscrito na OMD com o n.º 6749