Neste mês de fevereiro, celebrou-se o Dia Mundial do Cancro, uma data que sensibiliza a refletir sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desta doença, que mais vítimas faz em todo o mundo.
Entre os vários tipos de cancro, destacamos o cancro oral, pela sua incidência significativa e pelas graves consequências para a qualidade de vida dos pacientes.
O que é o cancro oral e quais os sinais de alerta?
De acordo com a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), o cancro oral é definido pela Classificação Internacional de Doenças pelo conjunto de tumores malignos que afetam qualquer localização da cavidade oral, dos lábios à garganta.
O cancro oral é muitas vezes silencioso e indolor e, por isso, é essencial estar atento aos seguintes sinais de alerta:
- manchas brancas ou vermelhas na boca;
- ferida ou afta comum que não cicatriza em cerca de 2 semanas;
- sensação de que algo está preso na garganta;
- dificuldade em mastigar, engolir ou movimentar a língua;
- dormência na língua;
- inchaço da mandíbula.
Fatores de risco do cancro oral
O cancro oral está fortemente associado a um estilo de vida menos saudável. Os principais fatores de risco estão relacionados com o tabagismo e com o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.
Também uma dieta pobre em frutas e vegetais, a transmissão do papiloma vírus humano e uma excessiva exposição solar dos lábios são considerados fatores de risco.
Diagnóstico
O cancro oral é muitas vezes silencioso e indolor e não nos podemos esquecer que um diagnóstico precoce pode salvar vidas.
Além dos sinais de alerta, torna-se essencial realizar consultas regulares ao Médico Dentista, já que este procede a um exame visual de todas as estruturas orais, permitindo que as lesões sejam diagnosticadas nas suas fases mais precoces.
Se já não visita o seu Médico Dentista há algum tempo, aproveite para marcar a sua consulta de avaliação médica. Na Claridente contamos com uma equipa multidisciplinar para diagnosticar os seus problemas e proporcionar-lhe o tratamento mais adequado.
Dr. José Azevedo Coutinho (OMD n.º 6749)
Médico Dentista e Diretor Clínico da Claridente