Os dentes do siso — também conhecidos por "dentes do juízo" — são os últimos dentes a nascer, normalmente no fim da adolescência. E, ainda que seja comum pensar na sua remoção, se estiverem numa posição normal e não causarem problemas podem ser mantidos na dentição.
Neste artigo, vamos esclarecer em que situações é que deve ser então realizada a extração dos dentes do siso.
O que são dentes do siso?
Os dentes do siso, também chamados de terceiros molares, surgem entre os 17 e os 25 anos de idade.
Temos quatro dentes do siso – dois no maxilar superior e dois no inferior – embora, seja cada vez mais frequente casos de pessoas que não têm um ou mesmo nenhum dente do siso. Isto acontece devido à evolução da espécie humana – os dentes do siso eram muito úteis para os nossos antepassados que tinham uma dieta baseada em alimentos mais duros.
Razões para a extração dos siso
A extração dos dentes do siso é uma decisão que deve ser sempre tomada em conjunto com o Médico Dentista, depois de uma avaliação criteriosa. Contudo, a sua extração é normalmente recomendada nos seguintes casos:
- Erupção anormal;
- Quando é necessário criar espaço suficiente para o tratamento ortodôntico;
- Inexistência de espaço suficiente na arcada dentária;
- Alteração do alinhamento dos restantes dentes, por serem os últimos dentes a erupcionar;
- Dificuldades de higienização dos sisos – por estar numa zona de difícil acesso, pode levar à acumulação de alimentos nesta zona e, consequentemente, criar cáries dentárias;
- Existência de quistos, dor ou inflamação da gengiva.
A erupção dos dentes do siso é dolorosa? e o pós-operatório?
A extração dos sisos pode provocar alguma ansiedade nos pacientes, o que é compreensível. Ainda que a extração varie de caso para caso, é sempre realizada com recurso a anestesia local, para que o processo não seja doloroso.
Quanto ao pós-operatório, deverá cumprir todas as indicações fornecidas pelo Médico Dentista, por forma a sentir o mínimo desconforto possível. Alguns cuidados passam por aplicar gelo, privilegiar os alimentos macios, tomar a medicação prescrita de forma adequada, manter uma correta higiene oral e evitar fumar ou ingerir bebidas alcoólicas.
Na Claridente a experiência dos nossos Médicos Dentistas proporciona uma maior tranquilidade aos pacientes, permitindo que a extração dos sisos seja realizada de forma eficaz e em total segurança.
Dr. José Azevedo Coutinho (OMD n.º 6749)
Médico Dentista e Diretor Clínico da Claridente