Os implantes dentários são um procedimento cada vez mais comum para substituir um ou mais dentes perdidos. Contudo, muitos pacientes têm dúvidas sobre a possibilidade de extrair o dente e colocar o implante dentário no mesmo dia.
Neste artigo, vamos abordar esta questão e discutir quais as vantagens e os riscos envolvidos.
Principais requisitos de colocar um implante dentário no mesmo dia da extração do dente
Colocar um implante dentário no mesmo dia da extração de dente é uma prática que tem se tornado bastante comum. A avaliação minuciosa das condições de saúde do paciente ajuda a minimizar os riscos, garantindo que o procedimento é indicado apenas para pacientes que apresentam condições favoráveis para o implante imediato.
Desta forma, existem alguns requisitos que devem ser tidos em conta antes de avançar com o procedimento, nomeadamente:
- o dente a ser extraído deve estar saudável o suficiente para permitir a colocação do implante no mesmo dia;
- qualidade do osso (pode ter o volume necessário, mas ser de “má qualidade”, para que seja feito imediato);
- o paciente deve estar em boas condições de saúde geral;
- não deve haver infeção em redor do dente a ser extraído, pois aumenta o risco de falha.
Riscos e benefícios associados à colocação de um implante dentário após a extração de um dente
A colocação de um implante no mesmo dia em que um dente é extraído é uma opção que pode ser considerada em alguns casos. No entanto, como em qualquer outro tratamento, esta intervenção tem várias vantagens, mas também apresenta alguns riscos.
Quais as vantagens associadas?
Depois de reunidas todas as condições para a colocação do implante no mesmo dia da extração do dente, surgem benefícios como:
- menor tempo de recuperação — o paciente pode voltar mais rapidamente às suas atividades normais;
- menor desconforto durante o processo de cicatrização;
- menos custos: a colocação de um implante no mesmo dia pode ser mais económica do que a extração do dente seguida de uma segunda intervenção para colocar o implante;
- preservação da estrutura óssea existente.
E quais são os riscos associados?
Por outro lado, a realização de um implante dentário imediato também pode estar associada a riscos e complicações que devem ser tidos sempre em conta antes da decisão pelo procedimento.
A possibilidade de poder ocorrer falha no processo de osseointegração — a união entre o osso e o implante — ou, até o surgimento de possíveis infeções que podem aumentar as hipóteses da necessidade de intervenções adicionais, são alguns dos riscos associados.
Posso ou não optar pela colocação do implante após extrair um dente?
A decisão de extrair um dente e colocar um implante dentário no mesmo dia é uma decisão que deve ser sempre tomada em conjunto pelo paciente e pelo Médico Dentista, que irá avaliar as condições específicas do paciente e decidir qual é a melhor opção para o seu caso.
Cada caso é único, e na Clínica Claridente temos profissionais experientes que lhe vão fornecer as melhores orientações e também acompanhar a evolução do tratamento — caso se opte pelo procedimento — de forma a garantir o sucesso do implante dentário após a extração do dente.