• TRATAMENTOS

    BRANQUEAMENTO DENTÁRIO

    Oferecemos dois tipos de técnicas de branqueamento dentária, sendo uma opção realizada no consultório e outra feita em ambulatório pelo próprio paciente em casa. Ambos os tratamentos apresentam os resultados pretendidos, residindo a diferença no facto do tratamento feito no consultório possuir resultados mais imediatos.

    No tratamento realizado no consultório é colocado um gel diretamente sobre a superfície dentária que é ativado com uma luz lazer. Em ambulatório, o paciente utiliza uma goteira feira à sua medida e aplica-a com um gel branqueador de acordo com a instruções dadas pelo médio.

    Ambas técnicas podem ser complementares e, quando utilizadas em conjunto, o efeito mantém-se por mais tempo.

    DENTISTERIA

    Trata-se da área da Medicina Dentária que se dedica ao tratamento de lesões dentárias tanto por ocasião de cáries como de traumatismos. A Dentisteria permite a recuperação das funções estéticas, anatómicas e funcionais dos dentes.

    CIRURGIA AVANÇADA

    A Cirurgia Oral trata-se de uma das áreas mais abrangentes da Medicina Dentária. O seu foco é a prevenção, diagnóstico e tratamento de alterações, lesões e patologias orais.

    Esta é a especialidade responsável por todos os atos cirúrgicos que podem consistir nas extrações de dentes por resultado de cáries extensas e impossíveis de restaurar, por não existir suporte ósseo, por estarem inclusos ou supranumerários, mas também nas remoções de quistos ou tumores gengivais.

    ENDODONTIA

    Esta é a especialidade da Medicina Dentária que tem como objectivo a preservação do dente através da prevenção, diagnóstico e tratamento da polpa dentária e tecidos que rodeiam as raízes dos dentes.

    Um dos tratamentos desta especialidade mais vulgarmente conhecidos é a Desvitalização que consiste na limpeza do espaço da polpa e depois na sua preparação e preenchimento com um material biocompatível para selar os canais dentários e impedir a entrada de bactérias.

    HIGIENE ORAL

    Trata-se da especialidade da Medicina Dentária que se dedica à eliminação da placa bacteriana e tártaro, à remoção de manchas exteriores, ao alisamento radicular, ao polimento de dentes, ao branqueamento dentário, à aplicação de selantes de fissura, à aplicação de dessensibilizantes, à aplicação e remoção de pensos periodontais e à educação para a saúde oral.

    É uma área dirigida sobretudo ao diagnóstico, prevenção e terapêutica de doenças orais que mantem os tratamentos efetuados nas outras especialidades. Tem, por isso, uma vertente pedagógica com o ensino de demonstração de técnicas e procedimentos para uma melhor saúde oral.

    Para uma correta prevenção e manutenção, recomendam-se visitas regulares ao Higienista (no mínimo de 6 em 6 meses) e cuidados diários como a correta escovagem (2 vezes ao dia) e, ou o uso de fio dentário à noite.

    IMPLANTOLOGIA

    A Implantologia é uma especialidade da medicina dentária que consiste na reabilitação oral de dentes ausentes a partir da colocação de implantes dentários.

    Os implantes dentários são colocados no osso e vão funcionar como raízes artificiais que irão suportar posteriormente as coroas de cerâmica. No final do tratamento esta técnica vai aproximar-se da dentição natural sendo praticamente impossível distinguir o dente colocado sobre o implante de um dente normal.

    Esta especialidade é particularmente importante já que quando um dente se encontra em falta, além de causar mal-estar a nível da autoestima e qualidade de vida dos pacientes, faz com que os dentes saudáveis tendam a mudar a sua posição afectando a forma como os dentes superiores e inferiores se encontram. Tudo isto poderá afectar os músculos e articulações envolventes, causando dor e situações como a perda gengival, óssea ou a alteração da estrutura facial.

    INVISALIGN

    Inserida na especialidade da Ortodontia, o Invisalign consiste no mais avançado sistema do mundo de alinhadores transparentes.

    ODONTOPEDIATRIA

    Trata-se da área da Medicina Dentária que trata das crianças, desde o seu primeiro ano até à adolescência, e se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de todos os problemas e patologias orais e dentárias.

    Alguns dos tratamentos preventivos incluem as aplicações tópicas de flúor ou selantes de fissuras.

    O objetivo deste tipo de acção preventiva é evitar o aparecimento de cáries, já que a futuro dentição das crianças depende do controle das cáries e da flora bacteriana.

    Esta especialidade é ainda fundamental para ensinar as crianças e os seus pais sobre como lavar corretamente os dentes, utilizar o flúor e fio dentário e manter assim uma boa saúde oral.

    ORTODONTIA

    Trata-se da especialidade da medicina dentária que promove o diagnóstico, prevenção e tratamento dos problemas causados pela má articulação de dentes e maxilares.

    O tratamento inicia-se com um estudo que inclui a análise cefalométrica da radiografia de perfil, a análise dos modelos de boca, a análise das fotografias e a histórica clínica. A partir daqui é possível compreender quais os tipos de aparelho a utilizar que podem ser removíveis, fixos e, ou biomecânicos. A duração dos tratamentos ortodônticos dependem de muitos fatores e, por isso, a sua duração é variável podendo estimar-se uma média entre 1 ano e meio e 2 anos.

    O correto alinhamento dentário permite uma boa relação entre as arcadas e, por isso, um melhor equilíbrio estético dentário, facial, oclusal e funcional.

    PRÓTESE FIXA

    Trata-se da especialidade da Medicina Dentária que é responsável pela restauração parcial ou total da coroa de um dente através da colocação de uma uma prótese sobre o dente natural ou implantes dentários, que não pode ser removida pelo paciente.

    As próteses fixas podem ser coroas ou pontes e visam substituir, reproduzindo ao máximo, a dentição natural.

    NUTRIÇÃO

    A Nutrição é especialidade clínica dedicada à avaliação das necessidades nutricionais e ao planeamento alimentar. Trata-se ainda da especialidade vocacionada para a correção e educação alimentar, através do acompanhamento e tratamento de patologias ou condições específicas. Na nossa clínica acreditamos que somos o que comemos e que a nossa saúde depende de uma alimentação equilibrada e saudável.

    PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

    A Psicologia é a especialidade clínica que se dedica a garantir o seu bem-estar e equilíbrio emocional. Trabalham-se também conceitos como a auto-estima, auto-confiança e a motivação.

    Nesta especialidade poderão ainda realizar-se sessões de orientação vocacional para adolescentes e jovens em processo e fase de escolhas mas também adultos que se encontrem estagnados na carreira.

All Posts
×